Capão da Canoa - RS

Colunista CARLOS ROCHA

PÁSCOA JUDAICA (PESSACH) E PÁSCOA CRISTÃ – MESMA DATA E SIGNIFICADOS DIFERENTES:

Nas celebrações pagãs comemora-se a passagem do inverno para a primavera no hemisfério norte (fim do verão e início do outono para nós do hemisfério sul) que ocorre normalmente no dia 21 de março, este ano ocorreu no dia 20 de março às 14h32min. (Horário de Brasília).

Para o mundo cristão, a páscoa celebra a Ressurreição de Jesus Cristo depois da sua morte por crucificação que teria ocorrido nesta época do ano. Estima-se tenha ocorrido em 30 ou 33 de nossa era.

O Evangelho de João situa a morte de Cristo ao holocausto dos cordeiros do Pesach. Assim, a última ceia teria ocorrido um pouco antes desta mesma festividade.

Os Judeus comemoram a passagem da situação de escravidão no Egito para a liberdade na terra prometida quando comemoram o “sêder de pessach”.

Calcula-se que este episódio tenha ocorrido por volta do ano 1447 a.C., segundo os relatos Bíblicos. Em Reis I 6:1 informa que 480 anos depois que os filhos de Israel saíram do Egito, Salomão começou a construir o Templo no quarto ano de seu reinado, que segundo os estudiosos foi o ano 967 a.C., portanto, 967+480=1447.

Os registros Bíblicos nos contam mais ou menos assim:

- ANRÃO, GEROU A ARÃO E MOISÉS (Ex. cap.2);

- MOISÉS, recém nascido foi jogado no rio em uma cesta que foi recolhida pela filha do faraó, adotado por ela, Moisés tornou-se príncipe do Egito;

- Passaram-se os anos e o faraó oprimia os israelitas.

- Moisés ao ver dois egípcios maltratarem um israelita, lutou com eles e os matou, tendo que fugir do Egito;

- DEUS manifestando-se a Moisés, pela sarça ardente, determinou-lhe que liderasse a retirada do seu povo Israel do Egito;

- MOISÉS, sendo incircunciso de boca, utilizava Arão, seu irmão mais velho, para ser o seu interlocutor, indo ambos a presença do Faraó rogaram a libertação de seu povo para irem ao deserto render holocaustos à seu Deus, e que se não o fizessem, muitas desgraças se abateriam sobre o Faraó e todo o Egito, porque assim o seu Deus lhe dissera.

- E assim vieram as dez pragas que se abateram sobre o Egito uma a uma, e a cada praga que ocorria, chamava Faraó a Moisés e dizia-lhe: vai roga a teu Deus que retire esta praga e eu vos libertarei, assim fazia Moisés, mas o Faraó não cumpria a palavra. E veio a segunda praga, a terceira e assim sucessivamente até a nona e em todas as ocasiões o Faraó não cumpria o prometido.

- (Ex.Cap.12, v.2 a 28) Então o Senhor falou a Moisés e a Arão na terra do Egito, dizendo: Este será para vós o princípio dos meses; este vos será o primeiro dos meses do ano.

- Falai a toda congregação de Israel, dizendo: ao décimo dia deste mês tomará cada um para si um cordeiro, segundo as casas dos pais, um cordeiro para cada família. Mas se a família for pequena demais para um cordeiro tomá-lo-á juntamente com o vizinho mais próximo de sua casa, conforme o número de almas; conforme ao comer de cada um, fareis a conta para o cordeiro.

- O cordeiro, ou cabrito, será sem defeito, macho de um ano, o qual tomareis das ovelhas ou das cabras e o guardareis até o décimo quarto dia deste mês e toda a assembléia da congregação de Israel o matará à tardinha.

- Tomarão do sangue, e pô-lo-ão em ambos os umbrais e na verga da porta, nas casas em que o comerem.

- E naquela noite comerão a carne assada ao fogo, com pães ázimos e ervas amargosas.

- Não comereis dele cru, nem cozido em água, mas sim assado ao fogo. Nada dele deixareis até pela manhã, mas o que dele ficar até pela manhã, queimá-lo-eis no fogo.

- Assim, pois o comereis: Os vossos lombos cingidos, os vossos sapatos nos pés, e o vosso cajado na mão; e o comereis apressadamente; esta é a páscoa do Senhor.

- Porque naquela noite passarei pela terra do Egito, tanto dos homens como dos animais; e sobre todos os deuses do Egito executarei juízos; eu sou o senhor.

- Mas o sangue vos será por sinal nas casas em que estiverdes; vendo eu o sangue, passarei por cima de vós, e não haverá entre vós praga para vos destruir, quando eu ferir a terra do Egito.

- E este dia vos será por memorial, e celebrá-lo-eis por festa ao Senhor; através das vossas gerações o celebrareis por estatuto perpétuo...

- E quando vossos filhos vos perguntarem: que quereis dizer com este culto?

- Respondereis: Este é o sacrifício da páscoa do Senhor, que passou as casas dos filhos de Israel no Egito, quando feriu os egípcios e livrou as nossas casas. Então o povo inclinou-se e adorou.

- E foram os filhos de Israel, e fizeram isso; como o Senhor ordenara a Moisés e a Arão, assim fizeram.

A DATA DA COMEMORAÇÃO DA PÁSCOA:

O cálculo da páscoa é feito com base no calendário lunar, da seguinte forma:

A PÁSCOA ocorre no primeiro domingo após a primeira lua cheia que se verificar a partir do início da primavera no hemisfério norte, ou outono no hemisfério sul, que este ano ocorreu no dia 20 de março. A Sexta-Feira da Paixão é a que antecede o Domingo de Páscoa. A terça-feira de CARNAVAL ocorre 47 dias antes da Páscoa. A QUARESMA é os 40 dias entre o Carnaval e o domingo de Ramos que ocorre uma semana antes do domingo de Páscoa.

Carlos Batista da Rocha.

Pesquisa: Bíblia Sagrada e Diversas fontes na Internet.




0 comentários:

Postar um comentário