Capão da Canoa - RS

Colunista TENENTE OURIQUES

DIREÇÃO DEFENSIVA

VÍCIOS E MANIAS AO DIRIGIR

EMBREAGEM

Descansar o pé sobre a embreagem é um dos vícios que provoca o desgaste prematuro dos componentes do sistema. As alavancas desse sistema são responsáveis por multiplicar de 8 para 400 quilos o peso aplicado sobre o pedal e separar o disco de embreagem do platô. O pé constantemente apoiado sobre o pedal acelera o desgaste do disco, molas e rolamento em até 40%.

MÃO NA ALAVANCA

Dirigir com a mão pesando sobre a alavanca de marchas força o trambulador (peça fundamental na ligação do câmbio e as engrenagens da transmissão) e seus terminais, que podem desgastar-se excessivamente.

QUEBRA-MOLAS

Outro mau hábito é o de passar em uma lombada transversalmente (cada roda de uma vez). Essa pratica pode danificar as buchas da suspensão, amortecedores e rolamentos. Além disso, provoca maior torção na carroceria, o que pode empenar o monobloco.

BANQUELA

Na ânsia por economizar, alguns motoristas deixam o carro em ponto morto nas descidas. Nos veículos que tem injeção eletrônica, essa pratica aumenta o consumo, além de sobrecarregar o sistema de freio, que não poderá contar com o freio a motor para auxiliá-lo.

PEGAR NO TRANCO

Deve ser evitado em carros com injeção eletrônica, pois se a bateria estiver arriada, a central eletrônica não funcionará com menor de 8 volts. Neste caso, mesmo que o motor funcione, há ainda o risco da correia dentada não suportar o tranco e “pular alguns dentes” quebrando a harmonia do funcionamento do motor e criando um sério risco de empenar as válvulas.

ÚLTIMA ACELERADA

Motoristas que tem esse hábito antes de desligar o carro não sabem que isso sé serve para desperdiçar gasolina e aumentar as chances de danificar o motor. Isso porque o combustível não queimado irá “lavar” o óleo das paredes do cilindro do motor. Quando ligar o carro novamente, os anéis e pistão vão funcionar, por alguns instantes, sem lubrificação e desgastar mais rápido.

BRAÇO NA JANELA

Além do perigo de não conseguir fazer uma manobra de emergência, pode custar uma multa e perda de 4 pontos na carteira.

NÃO ESQUENTE

Veículos mais novos, que tem injeção eletrônica, não precisam ser aquecidos antes de entrar em movimento. O sistema programa a lubrificação e a mistura de ar/combustível. Além disso, a maior eficiência da bomba de óleo e de gasolina proporcionam o desempenho adequado mesmo com o motor frio.

ESTACIONAMENTO

Apoiar o pneu no passeio faz com que ele sofra pressão do peso do veículo. Isso pode gerar uma deformação na estrutura, alterar a capacidade de resistência e uniformidade do pneu, além de afetar as condições de balanceamento do conjunto rodas/pneus.


SUSPENSÃO

Ao ver um buraco na estrada, alguns motoristas têm a péssima mania de frear bruscamente. Com a roda travada, o impacto é muito maior, o que sobrecarrega a suspensão e o próprio sistema de freios. A roda venceria este obstáculo muito mais facilmente, se estivesse em movimento.

DIREÇÃO HIDRAULICA

Não gire o volante com direção hidráulica com o motor desligado. Isso pode forçar a tampa do reservatório, causando derramamento de fluído ou, até mesmo, deslocar a tampa. Mesmo com o motor funcionando, não se deve deixar o volante completamente virado por mais de 15 segundos. Nesta condição, o óleo é bastante aquecido pela bomba da direção hidráulica, o que pode causar danos no sistema e ruídos.

ENCHENTES

Passar por trechos alagados pode ser bastante oneroso para o proprietário do carro, caso o motor aspire água em vez de ar, provocando o calço hidráulico: como o pistão recebe água, que não se comprime, pode travar o motor e entortar as bielas danificando-as seriamente. Evite passar por locais alagados quando a água ultrapassar a metade da roda. Caso não consiga evitar, mantenha aceleração constante no motor.

ÓCULOS ESCUROS

Quando estiver chovendo, utilize óculos escuros. O resultado é fantástico. O que enxergamos,sem os óculos escuros, é o reflexo de luz nos pingos d’agua, que acabam prejudicando a visão, formando um “espelho de água”. Com os óculos escuros , o reflexo desaparece, proporcionando uma visão mais limpa.

PNEUS

MITO

“Se precisar trocar apenas dois pneus do carro, vou colocar os dois novos na frente e deixar os dois meia-vida nas rodas de traseiras”.

FATO

Com sistema de tração dianteira ou traseira, os grande fabricantes de pneus e automóveis recomendam colocar pneus mais novos no eixo traseiro, pra maior segurança em situações imprevistas e difíceis, como frenagem brusca e curva fechada, principalmente em pista molhada. Pneus mais rodados na frente do veículo, se em boas condições, ajudam na diminuição do espaço de frenagem por 2 motivos:

1. Estes pneus terão maior área de contato com o solo, pois já estão mais “assentados”;

2. Estarão em menor altura de borracha na banda de rodagem. Neste caso há menor movimentação dos blocos da banda e nas camadas da borracha que resistem ao cisalhamento, portanto estarão mais firmes e com maior performance de frenagem.

Em uma derrapagem frontal, basta um pequeno puxão na direção para que o carro retome a posição, enquanto que em uma derrapagem da traseira se perde o controle, provocando o “cavalo-de-pau”, necessitando uma grande perícia do motorista para conseguir retomar o controle do carro.

TRANSPORTE DE CRIANÇAS EM VEÍCULOS

Resolução CONTRAN nº 277, de 28.05.2008.

1. As crianças com até um ano de idade deverão utilizar, obrigatóriamente, o dispositivo de retenção denominado “bebê conforto ou conversível”;

2. As crianças com idade superior a um ano e inferior ou igual a 4 anos deverão utilizar, obrigatóriamente o dispositivo de retenção denominado “ cadeirinha”;

3. As crianças com idade superior a 4 anos e inferior ou igual a 7 anos e meio deverão utilizar, obrigatóriamente o dispositivo de retenção denominado “ assento de elevação”;

4. As crianças com idade superior a 7 anos e meio deverão utilizar o cinto de segurança.




Tenente Ouriques.






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