Capão da Canoa - RS

Colunista MARCO PRESTES

Estaremos começando nesta coluna um convívio que já tive em outras oportunidades escrevendo para jornais da cidade. Foi uma experiência gratificante, mas com a responsabilidade de escrever semanalmente, ficou cansativo, e por isso menos prazeroso.

É muito bom se comunicar com outras pessoas, a internet esta abrindo este caminho através de twitter, blogs, site, etc. O mundo ficou menor, temos acesso virtual a todo o tipo de pessoas através de imagens e da escrita, mas distante das pessoas, do calor, do cheiro, do olhar, do contato com o corpo.

A frase que diz que “você é responsável por aquilo que cativas”, é muito pertinente neste caso. Caso alguém resolver ler esta coluna e gostar, vai acabar exigindo uma fidelidade e uma continuação.

Acompanho jornais, revistas, televisão, programas de ciência, de história, enfim, vários meios de comunicação que me permitirão lembrar ou trazer informações recentes, acontecimentos e análises de fatos que ocorreram ou que poderão ocorrer.

Participo de dois programas de rádio, um na rádio horizonte e o outro na G33 do Marcos Godoy. O prazer de participar deste programas é o de dar opinião sobre diversos assuntos que surgem e de debater com os demais colegas.

Pretendo utilizar este espaço para dar opiniões, informações e propor questionamentos do passado, do presente e do futuro. É uma pretensão que a idade e os meus conhecimentos me permitem desejar.

Curiosidades e informações, por exemplo: - o universo tem a idade aproximada de 15.000.000.000 (quinze bilhões) de anos; o planeta terra a idade aproximada de 4.500.000.000 (quatro bilhões e quinhentos milhões) de anos num planeta formado por explosões de meteoros e lava incandescente; os primeiros organismos vivos, os estromatólitos têm 3.500.000.000 (três bilhões e quinhentos milhões) de anos e existem até hoje; A partir daí o tempo pula 3.000.000.000 (três bilhões) de anos e se começa a contar para trás, ou seja, a vida só explodiu, com inúmeros animais, na era Cambriana a 500.000.000 (quinhentos milhões) de anos atrás; a 250.000.000 (duzentos e cinqüenta milhões) de anos atrás foram extintos pela primeira vez 95% de todos os animais; a 150.000.000 (cento e cinqüenta milhões) de anos atrás surgiram os primeiros dinossauros (lagarto terrível); a 65.000.000 (sessenta e cinco milhões) de anos atrás novamente 95% dos animais foram extintos, desta época é encontrado o irídio, elemento químico metálico componente dos meteoros que justifica a tremenda trombada conforme a cratera no México com 10 km de raio; o homem como é conhecido hoje não tem mais de 10.000 (dez mil) anos. Toda essa cronologia é somente para sabermos o quanto somos insignificantes perante o universo.

Quando se fala da importância do ser humano e da sua influência no clima da terra, devemos lembrar que apenas um pequeno vulcão na Islândia, explodiu e quase toda a Europa ficou sem vôos de avião e teve um prejuízo nas suas economias de E$1.500.000.000 (um bilhão e quinhentos milhões) de euros.

Quanto à água, sua existência ou falta dela, também é uma falácia. Só no Brasil temos dois aqüíferos um o Guarani com 45 bilhões de litros d’água, e outro agora descoberto na Amazônia com 85 bilhões de litros d’água que sozinho daria para sustentar a humanidade por 400 anos. Também é seguro informar que o ser humano já produz água através do seu “ar-condidionado” e poderíamos facilmente produzir equipamentos específicos para a produção de água retirando-a do ar. A água não sai do nosso planeta, apenas se transforma em vapor ou vai para o fundo da terra, aonde fica armazenada.

Na política temos um caso do imponderável. Um torneiro mecânico, nordestino, com pouca cultura e considerado pela conceituada revista TIME como uma das celebridades mais influentes do planeta: nosso presidente LULA, que ser presidente já seria imponderável. É um “tapa na cara” dos intelectuais e “doutos” ou como eu, que não acreditava ser possível que isso fosse acontecer. Ao deixar os fundamentos econômicos fluírem normalmente capitaneado pelo sempre presidente do banco central Henrique Meirelles, com um discurso de fácil compreensão para o povo, uma bolsa família aqui uma demagogiazinha ali, foi se tornando o ideal dos brasileiros com uma aprovação de 80%. Pois é somos capazes de dizer no futuro de que éramos felizes e não sabíamos. Muita coisa ainda deverá ser dita e direi no futuro, neste espaço.

No esporte temos uma seleção medíocre. Um técnico irritado com perguntas e questionamentos. Um time subserviente de operários-padrão eficientes. Craques nem pensar, quem poderá domá-los? O melhor time, a melhor seleção de 1982, do Sócrates, Falcão, Zico, Junior, etc. não ganhou, portanto não é mais o nosso parâmetro de seleção. Afinal fomos campeões em 1994 com o próprio Dunga como exemplo e só o Romário de craque. É assunto para todo o trimestre!

Estou escrevendo esta coluna ou tópicos, num notebook, sentado na cama, vendo o Discovery, History Channel, National Geographic, Animal Planet e outros diversos canais da SKY. Sintonizado na internet com um modem da vivo, um dicionário a mão e obviamente o corretor de texto do Word. Cada dúvida de nomes e de ortografia eu consulto esses meios. Pensemos como tudo melhorou e evoluiu. Caso alguma palavra esteja errada ou a concordância verbal foi por incapacidade cultural da minha parte obviamente. Mas não vou desistir de incomodá-los tão cedo com minhas opiniões. Até mais!


Marco Prestes - 03/05/2010

.





0 comentários:

Postar um comentário